Angra dos Reis, RJ
Estrada Beira Rio, 80 - Bracuy
Follow us

COP30 debate combate ao tráfico silvestre e preservação da fauna

Santuário Animal Care

A COP30, que acontece em Belém (PA), tem destacado fortemente a relação entre mudanças climáticas e a proteção dos animais silvestres, especialmente os da fauna brasileira, colocando Brasil como protagonista ao tratar dos impactos do desmatamento, agropecuária e políticas públicas sobre nossos biomas e espécies nativas.  A cúpula mundial reúne chefes de Estado, cientistas, empresários, representantes da ONU e da sociedade civil de cerca de 170 países que discutirão, entre outras tantas emergências para garantir a sobrevivência de nosso planeta, soluções conjuntas para conter o avanço do desmatamento, perda de habitat e outros crimes ambientais que afetam milhões de animais silvestres no Brasil e no mundo.

O apelo para que políticas ambientais considerem não só o clima, mas também o bem-estar animal é uma das pautas a serem tratadas pelos participantes.  A revisão de subsídios agrícolas que hoje incentivam o desmatamento é uma das propostas em debate, na busca de redirecionar investimentos para práticas sustentáveis que conservem biomas e suas faunas

A situação da fauna silvestre brasileira é tema urgente. Dados recentes mostram o grave estado de ameaça dos animais nativos. O Brasil é detentor da maior biodiversidade do planeta e tem hoje cerca de 1.250 espécies de sua fauna sob risco de extinção, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A conversão de habitats, causada pela expansão das pastagens, monoculturas e queimadas, continua sendo o principal vetor dessa crise ambiental.

Esforços de reabilitação e dados atualizados

Somente entre janeiro e junho de 2025, mais de 13 mil animais silvestres foram soltos de volta à natureza — cerca de 46% do total recebido em centros de triagem, evidenciando a dimensão do resgate e reabilitação que ocorre diariamente em todo o país. Em paralelo, balanço recente do Zoobotânico de São José do Rio Preto destaca o recebimento de 525 animais até o mês de outubro. Muitos são resgatados de situações de tráfico, queimadas, atropelamentos e outros impactos antrópicos. Desses, apenas uma fração consegue retornar à vida livre, enquanto outros permanecem em tratamento ou acabam não sobrevivendo aos traumas sofridos, o que demonstra a importância de espaços de cuidado e manutenção da vida, como o Santuário Silvestre Animal Care.

Combate ao tráfico de animais

O tráfico de animais silvestres é pauta estratégica na COP30. Operações nacionais recentes, como a “Libertas”, resgataram mais de 750 animais em 11 estados, indicando a vasta rede criminosa que ameaça aves, répteis e mamíferos. Dados mostram que aproximadamente 3,35% dos domicílios brasileiros mantêm animais silvestres, sendo 95% desses casos de forma ilegal. O combate a essa prática foi apontado no evento como elemento crucial não apenas para preservação das espécies, mas também para o reflorestamento e manutenção dos ecossistemas naturais.

Manuella Soares, Jornalista e Mestre em Divulgação de Biociências

Santuário Silvestre Animal Care

Category: #Tráfico de Animais